domingo, 25 de novembro de 2012

Casamento íntimo: mais próximo, mais intenso



Quando um casal decide que já é hora de marcar a data do casamento, um dos primeiros desafios que ele tem pela frente é definir como a união será comemorada. A verdade é que cada casal acaba encontrando a forma mais especial para comemorar, levando em conta o orçamento e a disponibilidade de cada um dos noivos. Mas, se vocês têm poucos convidados e disposição de sobra para dedicar cortesia e carinho a cada um deles, que tal organizar um casamento íntimo?

A proximidade entre noivos e convidados e a atenção quase personalizada que pode ser dispensada àqueles que participam da cerimônia são as marcas registradas do casamento íntimo. Como em uma reunião em casa, no casamento íntimo o casal tem a possibilidade de fazer com que seus convidados sintam-se mais confortáveis durante a festa. Mas também há uma desvantagem: como a cerimônia é mais restrita, com menos convidados, é possível que algum amigo fique de fora.

A relação de convidados, no caso de um casamento íntimo, conta com cerca de 50 pessoas. Uma boa dica para às noivas, para selecionar os convidados realmente íntimos, é checar a agenda do celular. Geralmente, só registramos os dados das pessoas com que realmente temos contato contínuo.

Embora o casamento íntimo possa dar idéia de um casamento improvisado, se engana quem pensa que organizar este tipo de casamento é mais fácil. Na verdade, a inspiração é a mesma, por também tratar-se da união de duas pessoas que se amam, como em uma cerimônia tradicional. O trabalho dispensado ao evento pode até aumentar em certos casos, quando os noivos decidem personalizar alguns itens da festa, por já conhecerem o gosto da grande maioria dos convidados. A idéia é não deixar que, por ser um casamento para pessoas mais próximas, o evento deixe a desejar. Este tipo de cerimônia deve ter tudo o que um casamento precisa e merece ter, respeitando protocolos, regras de etiqueta e cerimonial. Os noivos precisam ter em mente que o casamento íntimo é uma opção do casal, e não uma falta de opção.

A cerimônia íntima pode reunir a celebração e a recepção em um único lugar. Aliás, o item mais importante de um casamento íntimo é o local onde ele será realizado. Os noivos podem optar pela casa de um dos dois ou por um hotel. O fundamental é que o local escolhido tenha um bom espaço físico e seja confortável, capaz de acomodar os convidados na medida certa. Ter seus convidados apertados em um mesmo ambiente, ou ter espaço demais, com aquela sensação de festa vazia, é igualmente desagradável e pode ser evitado com um planejamento eficaz da cerimônia. A assessoria de casamentos é a grande aposta dos noivos para evitar deslizes e garantir que o planejamento da festa seja colocado em prática com excelência.


Após a escolha do melhor espaço, entra em cena a preparação do local que receberá tanto a cerimônia religiosa quanto a festa de casamento. A produção deve incluir um altar bem organizado e decorado, se for o caso, mesas dispostas pelo ambiente, com arranjos florais e toda a decoração de um casamento tradicional.

O fato de a cerimônia ser realizada em casa não tira nem a importância nem o brilho do momento. Por isso, os cuidados com os trajes de cada participante da cerimônia deve ser o mesmo: todos devem vestir-se para um casamento. Enquanto o noivo veste terno, a noiva escolhe o modelo que preferir, respeitando o estilo dela, o estilo da cerimônia e o horário do casamento. Para os convidados, valem as mesas regras de um casamento tradicional.

Os convites para esta tipo de cerimônia devem ser impressos e podem ser menores. É bom lembrar que o convite é o ponto de partida de uma festa de sucesso e que, no caso de uma cerimônia íntima, deve ser entregue pessoalmente pelos noivos.

Como em todo casamento, o cerimonialista é peça fundamental também na celebração íntima. Afinal, todas as etapas do casamento serão seguidas e é necessário que alguém cuide para que tudo aconteça perfeitamente. Os noivos podem, com a ajuda dele, realizar o cortejo tradicional mesmo que optem por se casar apenas no civil. Esta apresentação daqueles que participam da cerimônia, aproxima os convidados da vida dos noivos e da importância do momento, tornando a cerimônia bem mais emocionante e intensa.

E, como em qualquer reunião que se promova em casa, o limite para os cômodos não-colocados à disposição da festa, fica por conta das portas fechadas e do bom-senso de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário