domingo, 25 de novembro de 2012

Casamento íntimo: mais próximo, mais intenso



Quando um casal decide que já é hora de marcar a data do casamento, um dos primeiros desafios que ele tem pela frente é definir como a união será comemorada. A verdade é que cada casal acaba encontrando a forma mais especial para comemorar, levando em conta o orçamento e a disponibilidade de cada um dos noivos. Mas, se vocês têm poucos convidados e disposição de sobra para dedicar cortesia e carinho a cada um deles, que tal organizar um casamento íntimo?

A proximidade entre noivos e convidados e a atenção quase personalizada que pode ser dispensada àqueles que participam da cerimônia são as marcas registradas do casamento íntimo. Como em uma reunião em casa, no casamento íntimo o casal tem a possibilidade de fazer com que seus convidados sintam-se mais confortáveis durante a festa. Mas também há uma desvantagem: como a cerimônia é mais restrita, com menos convidados, é possível que algum amigo fique de fora.

A relação de convidados, no caso de um casamento íntimo, conta com cerca de 50 pessoas. Uma boa dica para às noivas, para selecionar os convidados realmente íntimos, é checar a agenda do celular. Geralmente, só registramos os dados das pessoas com que realmente temos contato contínuo.

Embora o casamento íntimo possa dar idéia de um casamento improvisado, se engana quem pensa que organizar este tipo de casamento é mais fácil. Na verdade, a inspiração é a mesma, por também tratar-se da união de duas pessoas que se amam, como em uma cerimônia tradicional. O trabalho dispensado ao evento pode até aumentar em certos casos, quando os noivos decidem personalizar alguns itens da festa, por já conhecerem o gosto da grande maioria dos convidados. A idéia é não deixar que, por ser um casamento para pessoas mais próximas, o evento deixe a desejar. Este tipo de cerimônia deve ter tudo o que um casamento precisa e merece ter, respeitando protocolos, regras de etiqueta e cerimonial. Os noivos precisam ter em mente que o casamento íntimo é uma opção do casal, e não uma falta de opção.

A cerimônia íntima pode reunir a celebração e a recepção em um único lugar. Aliás, o item mais importante de um casamento íntimo é o local onde ele será realizado. Os noivos podem optar pela casa de um dos dois ou por um hotel. O fundamental é que o local escolhido tenha um bom espaço físico e seja confortável, capaz de acomodar os convidados na medida certa. Ter seus convidados apertados em um mesmo ambiente, ou ter espaço demais, com aquela sensação de festa vazia, é igualmente desagradável e pode ser evitado com um planejamento eficaz da cerimônia. A assessoria de casamentos é a grande aposta dos noivos para evitar deslizes e garantir que o planejamento da festa seja colocado em prática com excelência.


Após a escolha do melhor espaço, entra em cena a preparação do local que receberá tanto a cerimônia religiosa quanto a festa de casamento. A produção deve incluir um altar bem organizado e decorado, se for o caso, mesas dispostas pelo ambiente, com arranjos florais e toda a decoração de um casamento tradicional.

O fato de a cerimônia ser realizada em casa não tira nem a importância nem o brilho do momento. Por isso, os cuidados com os trajes de cada participante da cerimônia deve ser o mesmo: todos devem vestir-se para um casamento. Enquanto o noivo veste terno, a noiva escolhe o modelo que preferir, respeitando o estilo dela, o estilo da cerimônia e o horário do casamento. Para os convidados, valem as mesas regras de um casamento tradicional.

Os convites para esta tipo de cerimônia devem ser impressos e podem ser menores. É bom lembrar que o convite é o ponto de partida de uma festa de sucesso e que, no caso de uma cerimônia íntima, deve ser entregue pessoalmente pelos noivos.

Como em todo casamento, o cerimonialista é peça fundamental também na celebração íntima. Afinal, todas as etapas do casamento serão seguidas e é necessário que alguém cuide para que tudo aconteça perfeitamente. Os noivos podem, com a ajuda dele, realizar o cortejo tradicional mesmo que optem por se casar apenas no civil. Esta apresentação daqueles que participam da cerimônia, aproxima os convidados da vida dos noivos e da importância do momento, tornando a cerimônia bem mais emocionante e intensa.

E, como em qualquer reunião que se promova em casa, o limite para os cômodos não-colocados à disposição da festa, fica por conta das portas fechadas e do bom-senso de cada um.

domingo, 18 de novembro de 2012

O Traje do Noivo


Tenha sua atenção voltada também para o noivo. Afinal, sem noivo, não há casamento. O traje do noivo também tem que obedecer certas regras. Mas o importante é o noivo escolher primeiro que todos, com bom senso e de acordo com seu estilo.

Regras básicas para o traje do noivo:

Casamento civil - um terno bem cortado, de cor neutra  (sugestão: o azul)

Casamento sofisticado - fraque.

Casamentos pela manhã - pedem trajes mais leves e podem ser usadas também cores mais claras. O noivo não erra se optar por usar um meio fraque, com gravata social.

Casamento à tarde - ele pode usar o meio fraque ou casacas em cores escuras, mas dependendo da região e do horário, os tecidos podem ser mais leves.
 

Casamento à noite - embora o mais básico seja o terno, o mesmo pede o uso de acessórios que valorizem o traje, como coletes, uma gravata diferente e um sapato alinhado. As opções mais usadas e indicadas ainda são o meio-fraque, o fraque, as casacas, e a grande novidade é o fraquete.

Não deixe passar nenhum detalhe:
As meias devem ser escuras, no tom aproximado do sapato (azul ou preto), a gravata clássica.

Traje dos Padrinhos

Uma dica em relação ao traje dos padrinhos: Não esquecer que o noivo deve escolher primeiro o que quer usar. Se os noivo optar por padronizar os trajes dos padrinhos, o que deixa o altar da igreja muito mais charmoso, não pode esquecer que:

Se ele optar por fraque, o ideal é que os padrinhos estejam trajados também de fraque, ou de fraquete ou meio fraque.

Se o noivo estiver de fraquete, pode-se seguir a padronização do fraquete ou meio fraque.

No caso de estar vestido de meio fraque, a padronização também deverá ser feita com o meio fraque.

Lembrando que hoje também pode ser usado o meio fraque com uma camisa e uma gravata social.
Agora se o noivo optar por casacas ou ternos, sugere-se que os padrinhos estejam também de ternos iguais ou em tons semelhantes, com a mesma cor de camisa e gravata.

sábado, 10 de novembro de 2012

Escolhendo o Vestido


A escolha do vestido de noiva, é sem dúvida o momento mais sonhado, e não é uma tarefa das mais fáceis, as opções são tantas que a gente fica perdida... Por isso a importância de escolher com antecedência.

Muitas vezes sonhamos em nos casar com aquele vestido maravilhoso que vimos num filme ou achamos ao folhear uma revista e ficamos apaixonada. Mas na hora de experimentar ele não fica tão maravilhoso assim.

Não tem problema, é só adaptar o modelo ao seu tipo físico, para valorizar suas formas e disfarçar algo em você que não goste muito.

Separamos algumas dicas para você escolher o vestido de acordo com seu tipo físico e arrasar!!!
 

Se você é alta e magra - Seu tipo físico lhe permite usar praticamente tudo, mas o que vai realmente valorizar você são as saias amplas, franzidas na cintura, caudas, golas altas e decotes ombro a ombro. Cetim, brocados, shantung e jaquard também ficarão muito bem em você.

Alta e gordinha - O melhor é optar por tecidos de bom caimento, como crepes e musselines, em modelos do tipo império. E você ainda tem a opção pelo estilo redingote, em cetim ou gorgurão, com suave caída.

Baixa e magra - Fuja de vestidos volumosos, escolha modelos com blusas justas no corpo de saia ampla e cauda discreta. O arranjo da cabeça sobre penteado alto e véu longo é o mais indicado para ajudar a alongar sua silhueta.

Baixa e gordinha - O evasê do vestido redingote cai bem para seu tipo físico, enquanto modelos de cintura baixa e saia longa se abrindo em cauda discreta, ajudam a disfarçar quadris largos. Recortes e costuras não devem apertar sua silhueta, para evitar as rugas, deve apenas tocar levemente seu contorno disfarçando as gordurinhas.

Agora é só escolher o modelo que mais combina com você, comprar, mandar fazer ou alugar, e aguardar pelo grande dia.